Como preparamos e conduzimos a consulta inicial com cada proprietário
Os materiais e o método que usamos na primeira conversa presencial: o que levamos para a mesa, como ouvimos e de que forma organizamos as primeiras alternativas possíveis.
Marta Figueiredo · · 5 minutos de leitura
Uma mesa, papel e tempo para ouvir
A consulta inicial acontece à mesa, no nosso gabinete em Viana do Castelo, e não por ecrã. Esta escolha é deliberada. Muitos proprietários trazem consigo pastas antigas, plantas dobradas e cadernetas de que não abrem mão, e é mais simples olhar para esses papéis lado a lado do que descrevê-los ao telefone.
Reservamos o tempo necessário para que ninguém tenha de se apressar. Começamos por perguntar como vive a pessoa hoje, que divisões usa, quais deixou de usar e o que a preocupa. Só depois falamos de alternativas. A ordem importa: sem perceber a rotina e as razões do proprietário, qualquer sugestão seria genérica.
Tomo notas à mão durante a conversa e, no fim, leio-as em voz alta para confirmar que registei bem o que foi dito. Esse pequeno gesto evita mal-entendidos e dá ao proprietário a certeza de que as suas palavras foram ouvidas com atenção e respeito.
Os documentos que pedimos para trazer
Pedimos que o proprietário traga o que tiver à mão, sem se preocupar com a organização. Não é preciso ter tudo completo na primeira conversa; o que faltar identificamos em conjunto e indicamos onde pode ser obtido, para ser tratado com calma nas fases seguintes.
Quando existem plantas, ajudam muito a perceber as divisões e a forma como se ligam entre si. Na falta delas, fazemos um esboço simples durante a consulta, com medidas aproximadas, que depois serve de base ao diagnóstico, caso o proprietário decida avançar para esse passo.
Os documentos ficam connosco apenas o tempo da conversa, salvo se o proprietário preferir deixar cópias. Tratamos tudo com a reserva devida e explicamos sempre o que fazemos com a informação recolhida, de acordo com a nossa política de privacidade.
- Caderneta predial ou certidão do imóvel, se a tiver
- Planta ou esboço das divisões
- Contratos de arrendamento em vigor, se existirem
- Faturas de despesas habituais, como condomínio e impostos
O guião de perguntas que seguimos
Usamos um guião escrito, mas flexível. Serve para não esquecer nada importante, não para conduzir a conversa como um formulário. As perguntas agrupam-se em três temas: o que existe, como é usado hoje e o que o proprietário gostaria de ver mudar nos próximos anos.
Perguntamos também pelo que não se quer fazer. Há quem recuse partilhar a casa, quem não queira obras ou quem prefira manter uma divisão reservada para a família. Estes limites são tão úteis como os objetivos, porque deixam de fora, logo à partida, caminhos que só gerariam desgaste.
Ao longo da conversa vamos assinalando no guião as zonas de dúvida. Essas marcas indicam o que convém aprofundar no diagnóstico de recursos, caso o proprietário queira continuar, e o que pode ficar simplesmente resolvido com uma explicação clara no próprio dia.
Como organizamos as primeiras alternativas
No final da consulta, apresentamos de forma oral as alternativas que parecem fazer sentido, sempre como pistas e nunca como decisões. Podem passar pelo arrendamento de uma divisão ou de um imóvel, pela reorganização de espaços ou por pequenos projetos que aproveitem melhor o que já existe.
Para cada pista, indicamos o que normalmente envolve: tipo de obras, questões administrativas, manutenção e tempo de dedicação. Dizemos também com franqueza onde há limitações, por exemplo regras de condomínio, estado do imóvel ou licenciamentos que possam ser necessários.
Não prometemos rendimentos nem resultados. A consulta serve para ordenar ideias e perceber se compensa ir mais longe. Muitas vezes o proprietário conclui que a melhor opção é manter tudo como está, e essa é uma conclusão perfeitamente válida e respeitada por nós.
O que o proprietário leva consigo
Ao sair, o proprietário recebe um resumo escrito, breve e em linguagem simples, com os pontos tratados, as alternativas discutidas e as dúvidas que ficaram em aberto. Escrevemo-lo com letra e espaçamento fáceis de ler, para poder ser consultado com tranquilidade em casa e partilhado com a família.
Esse resumo não é um plano nem um orçamento detalhado. É um registo da conversa que ajuda a refletir sem pressão. Se o proprietário quiser avançar, o passo seguinte costuma ser o diagnóstico de recursos, que aprofunda o estado e o potencial de cada espaço.
Se preferir parar por aqui, também está bem. A consulta inicial tem valor por si só, porque transforma uma preocupação difusa numa lista concreta de possibilidades e de cuidados, e porque ninguém fica obrigado a nada depois de nos visitar.
- Resumo escrito da conversa
- Lista das alternativas discutidas e das limitações
- Indicação dos documentos que ainda faltam reunir
Cuidados que mantemos em cada consulta
Há regras simples que seguimos em todas as consultas. Falamos devagar, evitamos termos técnicos sem explicação e repetimos de bom grado o que for preciso. Se o proprietário vier acompanhado por um familiar ou amigo de confiança, é muito bem-vindo e pode participar em toda a conversa.
Não fazemos juízos sobre o modo como alguém vive ou sobre o estado em que mantém a casa. O nosso papel é perceber o que existe e apresentar caminhos, respeitando a decisão final de quem é dono do que está em causa, sem insistência nem pressão de qualquer tipo.
Quando um tema exige conhecimento especializado fora do nosso âmbito, dizemo-lo com clareza e aconselhamos o proprietário a consultar o profissional adequado. Preferimos admitir um limite a dar uma resposta incerta que possa prejudicar quem confiou em nós.
A consulta inicial assenta em poucos materiais e num método simples: papel, um guião flexível, tempo para ouvir e um resumo escrito no fim. Não procuramos impressionar, mas deixar o proprietário mais informado e mais tranquilo. Quem sentir que está na altura de olhar com atenção para o que possui pode marcar uma conversa através da página de contactos.